A Junta de Freguesia de Avenidas Novas celebrou a semana passada o protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como objetivo combater o idadismo, valorizar os espaços da freguesia e favorecer a coesão social através da Cultura e da Arte.
O preconceito e a atitude discriminatória com base na idade (idadismo) é um dos motivos apontados para a existência de separação entre gerações. Para contrariar esta tendência, o Projeto CUBO propõe-se a desenvolver a aproximação entre os mais velhos e os mais novos, promovendo o contato por meio de atividades colaborativas.
Os CUBOS são pequenas bibliotecas-armário que serão instaladas nas escolas EB1 Mestre Arnaldo Louro de Almeida e na EB1 São Sebastião da Pedreira.
A fase inicial do projeto conta com a construção das estruturas por parte de marceneiros utentes do Centro de Dia Rainha Dona Maria I. Posteriormente, as diversas turmas das escolas poderão dinamizar os CUBOS decorando-os de maneira original e criativa, para depois os organizarem com livros recolhidos. Estes livros servirão de estímulo para a partilha e, por meio deles, se criarão hábitos de leitura, bem como novos laços sociais, com sessões de narrativa realizadas pelos participantes mais velhos, que muitas histórias e contos tradicionais têm para contar!
A Junta de Freguesia de Avenidas Novas quer atuar pelo bem-estar dos fregueses de todas as idades e, por isso, apoia esta iniciativa.