Lembra-se daqueles prédios cheios de fios na fachada? Muitos estão inativos, outros ativos, mas quase todos estão enrodilhados e desfeiam as fachadas dos nossos bairros. Tudo isto, além de poderem representar perigo, quando não cumprem as normas de segurança.
Para pôr fim a este problema, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Programa “Lisboa Sem Fios”, que tem como objetivo remover os cabos e equipamentos das redes de eletricidade e de telecomunicações instaladas à vista, nas fachadas dos edifícios.
Mas atenção, não é apenas uma questão estética, o programa irá contribuir para muitos outros objetivos:
• A qualificação e melhoria da imagem da cidade
• Assegurar o cumprimento das normas legais e regulamentares vigentes
• Incentivar a conservação e a valorização dos edifícios
• Modernizar a infraestrutura de telecomunicações na cidade e melhorar a qualidade do serviço prestado
A partir da próxima semana, o Programa “Lisboa sem Fios” chega à Junta de Freguesia de Avenidas Novas, mais concretamente ao Bairro Azul, onde irão começar a ser removidos todos os fios inativos das fachadas dos prédios.
Por este motivo, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, em conjunto com o Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa e a Comissão de Moradores do Bairro Azul, apela a todos os moradores da nossa freguesia para que colaborem e facilitem esta remoção dos fios das fachadas. Tudo, por uma Lisboa sem Fios, mais bonita, mais segura e organizada! A Câmara de Lisboa e a Junta de Avenidas Novas agradecem a sua colaboração e a sua compreensão pelo incómodo causado.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em articulação com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), as Operadoras de Telecomunicações e o Operador de Rede de Distribuição de Energia Elétrica (e-Redes), com o objetivo de remover os cabos e equipamentos das redes de eletricidade e de telecomunicações instaladas à vista sobre as fachadas dos edifícios.
📸 Paulo Cintra (cedidas pela Comissão de Moradores do Bairro Azul)