Categories: Cultura, Notícias
Nas Avenidas Novas há comércio com história, casas centenárias que permanecem abertas até hoje. Importa reconhecer o seu valor, dinamizar o comércio e dar a conhecer estes marcos históricos que tanto contribuíram para o desenvolvimento económico e a identidade cultural da nossa freguesia.
Um dos mais emblemáticos é a Pastelaria Versailles, fundada a 25 de novembro de 1922 por Salvador José Antunes, que este mês celebra 102 anos de existência, mantendo o charme e requinte de outros tempos. A ocasião ideal para o Presidente da Junta, Daniel Gonçalves, lhe atribuir um galardão pela excelência na qualidade e serviço.
O reconhecimento público, a 7 de novembro, reuniu os sócios António Nunes Marques, Paulo Gonçalves, José Gaspar e o gerente Bruno Costa. São eles os atuais anfitriões desta casa, que, nos anos 20, era considerada a “Sala de Estar” da alta sociedade das Avenidas Novas.
A Versailles foi ponto de encontro de poetas, intelectuais, políticos e artistas, um epicentro cultural e social da então jovem Avenida da República, trazendo o glamour dos boulevards parisienses. Projetada pelo arquitecto Joaquim Norte Júnior, a Versailles encanta pelo estilo Luís XIV, pelos painéis de Benvindo Ceia, a talha dourada de Fausto Fernandes e os vitrais de Ricardo Leones, o que lhe valeu a classificação de marco arquitectónico pelo IPPAR.
E claro, a qualidade das suas iguarias mantém o nome da casa: o famoso Duchese com fios de ovos, o bolo de chocolate com receita própria, croissants, éclairs e os incontornáveis pastéis de nata. No Natal, há o tradicional bolo-rei, os fritos da quadra e a lampreia de ovos. Nos salgados, destacam-se os croquetes de vitela e o suculento bife do lombo à Versailles.
Tudo bons motivos para visitar a Versailles e descobrir a história e os sabores de uma das mais prestigiadas casas comerciais!