Domingo, dia 8 de setembro foi dia de homenagear a maior escultora Portuguesa de Arte Sacra do século XX: Maria Amélia Carvalheira. Um nome incontornável das artes, sendo autora das imagens dos Pastorinhos e do Anjo de Portugal, obras em pedra mármore na Loca do Cabeço em Fátima, bem como de várias esculturas de Santos que estão na colunata do Santuário.
Na data que perfaz 120 anos do nascimento da escultora e 20 da inauguração do Jardim com o seu nome, quis a Junta de Freguesia das Avenidas Novas prestar-lhe uma merecida homenagem com a edificação de um memorial evocativo que pretende imortalizar a vida e obra desta grande escultora.
A inauguração e bênção do memorial contou com a presença de Sua Excelência Reverendíssima D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e com o Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves.
A homenagem contou ainda com a presença do Núncio Apostólico Ivo Scapolo, do responsável pelo espólio da escultora, José Cruz, e ainda do autor da escultura, Carlos Bajouca. Um encontro de vontades que se uniram em torno de uma merecida homenagem à escultora, que viveu durante 60 anos na Freguesia de Avenidas Novas, mais concretamente na Avenida João Crisóstomo.