“Não é uma questão de idade” – É o tema do 44º Congresso de Português de Geriatria e Gerontologia a decorrer em Lisboa nos dias 20, 21 e 22 de novembro em Lisboa, no Centro Ismaili.
Na abertura do Congresso, dia 20, esteve presente a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, para dar o seu contributo e divulgar as boas práticas dirigidas aos nossos seniores. Na sua intervenção, o Presidente, Daniel Gonçalves confessou ter um carinho especial pelos mais idosos, defendendo sempre o direito inalienável a viver a terceira idade com dignidade, proteção e inclusão social.
A começar pelo Projeto Avenidas Solidárias, que assegura atendimento social diário a todos os fregueses, sobretudo aos mais idosos em situação de vulnerabilidade. Mas nesta Freguesia a intervenção social vai também ao encontro daqueles que estão em casa, mais debilitados através do Projeto 5 Dedos de Conversa, que como o nome indica começa por uma conversa empática com os seniores para saber quais os problemas que enfrentam, para conseguir dar resposta às suas necessidades específicas. Sejam elas uma ajuda para uma consulta, para a compra de medicamentos ou apoio com documentos.
Através da Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade, a UNANTI, chegamos aos 350 alunos inscritos e lecionamos 54 disciplinas – contribuindo para o acesso ao conhecimento, proporcionando também atividades de lazer, convívio e fomentando o sentimento de pertença a uma sociedade onde todos se sentem úteis e válidos.
O Presidente Daniel Gonçalves divulgou ainda os fantásticos passeios e a camaradagem entre idosos, que acontecem nas Colónias 55+ ou no Passeio Social Sénior que chega a juntar 5 autocarros – combatendo desta forma a solidão, o sedentarismo e o isolamento social. Há ainda apoio ao nível da Saúde, através de Rastreios Gratuitos ou da criação de um Gabinete de Enfermagem no Mercado do Rego. Sem esquecer as parcerias com as Paróquias da Freguesia ou com o fantástico Projeto Radar.
Tudo bons motivos para viver nas Avenidas Novas que aposta cada vez mais em apoiar os fregueses mais idosos.