Realizou-se, no dia 14, mais uma visita cultural no âmbito do projeto “À Luz da Tarde”. O local escolhido especialmente para encerrar o ano foi o Palácio de Santos, que desde 1948 é a Embaixada de França.
Tendo sido adquirido pelo governo francês em 1909, a história do edifício conta com sucessivas intervenções, sendo que as mais notáveis aconteceram no período em que o palácio pertenceu à família Lancastre. Os salões e os jardins foram expandidos e a decoração dos tectos efetuada pelo pintor Pedro Alexandrino.
Anteriormente, entre os séculos XII e XV, funcionava como Convento, reservado às filhas e viúvas dos Cavaleiros da Ordem de Santiago. No século XVI, chegou a ser residência real do rei D. Manuel I. Conta-se, ainda, que D. Sebastião tomou a sua última refeição, antes de partir para Alcácer Quibir, numa mesa dos seus jardins, com a vista privilegiada para o Tejo. Curiosamente, a estrutura resistiu ao terramoto de 1755, conservando também intacta uma das mais admiráveis coleções de porcelana da dinastia Ming.
Os fregueses que participaram puderam desfrutar de um espaço histórico, com entrada reservada, e ver de maneira exclusiva um dos monumentos mais especiais da cidade de Lisboa.
As visitas guiadas “À Luz da Tarde” são uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, que uma vez por mês as organiza para promover o património e dar a conhecer aos seus cidadãos os pontos museológicos de maior relevo.
O ano de 2023 foi repleto de atividades e contamos continuar a proporcionar bons momentos e a cativar o interesse cultural da nossa população. Esteja atento às novidades do próximo ano!