Sabia que as ramas das árvores da Freguesia de Avenidas Novas alimentam elefantes e girafas do jardim Zoológico? É mesmo verdade! Mas pouca gente sabe da existência desta boa prática de sustentabilidade da Junta de Freguesia.
Existem várias espécies de árvores nas ruas das Avenidas Novas, e algumas delas, como as Tipuanas – árvores grandes e frondosas – são usadas para integrar e diversificar a dieta dos herbívoros do Zoo, como as girafas e os elefantes.
As podas das restantes árvores também são usadas para valorização energética, ou seja, as ramas são transformadas em biomassa – energia – ou então em composto para agricultura ou jardins. Com a certeza de que, nas Avenidas Novas, todos os resíduos são totalmente aproveitáveis.
Mas voltemos às Tipuanas , são árvores de copa grande e densa que são usadas na arborização de espaços urbanos e podem atingir até 15 metros de altura. Sempre que são podadas, as ramas são enviadas para o Zoo de Lisboa. Desta forma os elefantes e girafas consomem menos ração e conseguem ter uma dieta mais diversificada.
Trata-se de uma boa prática de sustentabilidade que resulta de um acordo entre a Junta de Freguesia de Avenidas Novas e o Jardim Zoológico de Lisboa. Esta parceria de sucesso veio para ficar, garante o Presidente da Junta, Daniel Gonçalves, que foi até ao Jardim Zoológico acompanhar a entrega desta alimentação aos herbívoros.
“É bom saber que contribuímos para ajudar estes animais através de medidas de sustentabilidade”, afirmou Daniel Gonçalves, que foi recebido no Jardim Zoológico pelo Dr. Carlos Agrela, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Jardim Zoológico e pelo Dr. Rui Bernardino, da Direção Zoológica e Veterinária. Um laço de sustentabilidade que irá continuar e dar lugar – em breve – a outras iniciativas amigas do ambiente!
𝗦𝗼𝗹𝗶𝗱á𝗿𝗶𝗮 | 𝗔𝘁𝗶𝘃𝗮 | 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲