Rastreio de Doenças Cardiovasculares

Esta quinta-feira, a freguesia de Avenidas Novas acolheu, junto ao Jardim Arco do Cego, a unidade móvel do Núcleo de Saúde Mais Próxima da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para a realização de um rastreio de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são as que afetam o coração, tornando os vasos sanguíneos frágeis pela acumulação de gordura nas paredes, impedindo o coração de receber oxigénio e os nutrientes que as células precisam. Entre as doenças cardiovasculares, encontram-se a angina de peito, a trombose venosa profunda, o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Neste rastreio foram realizados alguns despistes de saúde, como a medição da tensão arterial, dos níveis de colesterol e de glicémia, do peso e da altura. Além dos despistes, foram prestados alguns esclarecimentos sobre as doenças cardiovasculares, nomeadamente quais as suas causas e os fatores de risco. Para terminar, os enfermeiros do Núcleo de Saúde Mais Próxima indicaram comportamentos saudáveis com vista a prevenção deste tipo de doenças, como a adoção de uma alimentação equilibrada, o controlo do peso e do perímetro abdominal e a prática de exercício físico com regularidade (por exemplo, caminhadas). A unidade móvel de saúde, que permanecerá na freguesia de Avenidas Novas até às 18 horas de hoje, contou já com a participação da Vogal da Saúde, Leonor Sousa, que louvou a realização deste tipo de ações ao serviço da população.