A 29 de setembro, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas assinalou o seu 4.º aniversário com uma Sessão Solene Comemorativa, no VIP Executive Entrecampos, conduzida pelo conhecido locutor de rádio, António Sala.

A abertura da cerimónia ficou a cargo do Coro da UNANTI – Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade, que sob a direção do maestro Carlos Moreno, interpretou os temas “Foi Feitiço” de André Sardet e “Chuva” de Jorge Fernando.

O Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, dirigiu algumas palavras de apreço aos fregueses de Avenidas Novas e aos funcionários e colaboradores da autarquia. Daniel Gonçalves salientou ainda o trabalho realizado ao longo dos 4 anos de mandato, fez uma avaliação do presente e a projeção do futuro. Ao longo do seu discurso acrescentou ainda que “herdámos dos anteriores Executivos da Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira e de Nossa Senhora de Fátima duas freguesias com assimetrias sociais e movidas a velocidades diferentes. Propusemo-nos colmatar as assimetrias sociais e reforçar o apoio aos fregueses mais vulneráveis. Propusemo-nos não esquecer a história e em paralelo criar uma nova freguesia. Propusemo-nos e cumprimos.” Para terminar, Daniel Gonçalves endereçou palavras de especial agradecimento a António Sala pela aceitação imediata do convite para apresentar o evento em pro bono.

Foi também neste evento que foram anunciados os projetos vencedores da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Avenidas Novas: projeto n.º 03/OPAN/2017 (instalação de cacifos e balneários para sem abrigo) proposto por Ricardo Quaresma; projeto n.º 09/OPAN/2017 (transporte para idosos no Bairro Santos ao Rego) proposto pela Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social do Bairro do Rego (ADAS-BR); projeto n.º 12/OPAN/2017 (Parque infantil na Praça de Entrecampos) proposto pela AMPRE – Associação de Moradores da Praça de Entrecampos; projeto n.º 13/OPAN/2017 (Equipamento de manutenção na Praça de Entrecampos) proposto por Ana Sá.

Durante a Sessão Solene, foi exibido um vídeo sobre a história da freguesia de Avenidas Novas e a explicação dos seus elementos heráldicos, seguindo-se a cerimónia de homenagem. O Executivo da Junta de Freguesia de Avenidas Novas distinguiu três entidades (ADAS-BR, Grupo Excursionista “Os Económicos” e Campo Pequeno) que, pelo seu trabalho, dedicação e exemplo, se têm destacado no desenvolvimento sociocultural da freguesia. As entidades homenageadas subiram ao palco, onde receberam um troféu emblemático da freguesia de Avenidas. A ADAS-BR esteve representada pela sua Presidente, Arminda Carvalho, o Grupo Excursionista “Os Económicos” pelos membros da sua direção, Fernando Martins e Luís Almeida, e o Campo Pequeno fez-se representar pela sua administradora, Paula Mattamouros Resende.

Também os grupos Rotary Club Lisboa Oeste e Rotary Club Lisboa Centennarium foram distinguidos com a medalha da freguesia pela dedicação e colaboração com a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, ao longo dos últimos quatro anos. Mas nada simboliza mais as Avenidas Novas do que as pessoas e ninguém conta melhor a história de uma freguesia do que os seus fregueses.

Por se entender que as Avenidas Novas são aqueles que a fizeram e, diariamente, continuam a fazer -os moradores -, a Junta de Freguesia prestou também homenagem às quatro associações de moradores da freguesia, estando presentes no evento a Associação de Moradores do Bairro do Alto do Parque e a Associação de Moradores das Avenidas Novas, representadas pelos seus respetivos presidentes, Luiza Cadaval de Sousa e José Toga Soares.

Um dos momentos altos do evento foi a surpresa realizada ao Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas - um vídeo, que reuniu fregueses, colaboradores e funcionários, como forma de agradecimento pela dedicação e empenho de Daniel Gonçalves na construção da freguesia de Avenidas Novas.

A festa de aniversário continuou animada com a atuação do grupo de Cavaquinhos da UNANTI e dos músicos Tiago Rodrigues e Diogo Spínola. E porque não há festa de aniversário sem bolo, cantaram-se os parabéns e sopraram-se as quatro velas.